Translate me

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

sexta-feira, 25 de março de 2011

Como lavar o seu carro.

Olá. Sei que muita gente gosta de cuidar de seus carros, porém, nem todos possuem a experiência necessária para tal.

Então, como terapia para os seus sábados de manhã, apresento várias dicas e macetes de como cuidar bem da limpeza de seu carro.

Esse post teve a contribuição de material que retirei de vários sites e também de experiência própria.

Segue as instruções:

imagePARA-BRISAS: Embeba um pano na seguinte mistura: meio copo de álcool, duas colheres de vinagre e meio copo de água. Passe nos vidros do carro, depois seque com jornal sempre no sentido horizontal.

Lave o carro normalmente, mas não deixe o sabão secar . Depois de lavar o carro normalmente, misture 0,10 litro de querosene num balde de água e espalhe no carro com um pano macio, como se estivesse a lavar outra vez, passando o pano molhado na mistura  acima descrita nas partes onde tem mais manchas e deixe secar sozinho e à sombra, sem enxugar.

Outra dica interessante para limpar vidros de automóveis numa emergência,  é guardar um borrifador com água gaseificada no porta bagagem do carro. Use-a para limpar dejetos de pássaros e gordura do para-brisas, as bolhas aceleram o processo de limpeza.

LAVAGEM LATARIA: image

1 ) Jogar bastante água, para remover grãos de areia e sujeira mais grossa. Assim, ao esfregar, evita que você “lixe” a pintura;
2 ) Use algum shampoo para carros, ou detergente NEUTRO (ou sabão de coco líquido). Nunca sabão em pó!
3 ) Com pano limpo e macio, ou pedaço de espuma, lave na seguinte ordem:
* Teto;
* Vidros e colunas de portas;
* Capô e porta malas;
* Laterais: do vidro até local do friso. Isto é mais ou menos a metade da lateral, alinhada com as bordas de para-lama. A parte que fica abaixo disso acumula maior sujeira, por isso é feito separado, para estes grãos de sujeira não fazer aqueles pequenos riscos circulares sobre o verniz.
* Laterais: parte de baixo dos frisos.
* Para-choques: dependendo de quanta sujeira tenha, pode-se trocar a ordem dos PC com as laterais da parte de baixo.
* Pneus e rodas.
Nunca deixe secar a água, principalmente ao lavar em dia quente. Enxague quantas vezes forem necessárias
4 ) Para secar, sempre na sombra. Se tiver em mãos, pode-se usar uma palheta de para-brisa para tirar o excesso, como se fosse um rodo, passando sem forçar. O ideal é seguir a mesma ordem da lavagem: teto, vidros, capô e porta malas, laterais "alta", laterais "baixa", PC e rodas. SEMPRE, de cima para baixo, pois do contrário, você estará puxando a sujeira para cima e novamente “emporcalhando” o seu carro.
5 ) Vai ser preciso 2 panos macios (e limpos) pra secar. O melhor que tem é aquelas fraldas de tecido, grandes. São boas porque tem grande absorção.
* O primeiro pode ser passado levemente úmido, sempre torcendo o pano. Não pode sentir na mão aquela sensação de pano seco, como se estivesse raspando a lataria.
* O segundo pano sim, seco, pra tirar as marcas do primeiro pano
6 ) Silicone, pneu pretinho (clique aqui para receitas caseiras de pneu pretinho) ou o produto que costuma usar nas rodas.
imageSe for lavar na praia / cidade litorânea, não dá pra economizar água e nem ser muito lento na secagem. Aquele "melado" tradicional da maresia, é muito fácil de marcar a pintura. Nesta época de verão muitos dos carros que vão até a oficina é por causa da praia, quando batem uma água só pra tirar a areia.
7 ) Se forem encerar com algum equipamento de boina (politriz, furadeira, etc.) muito cuidado. Para quem não tem experiência, pode-se arrancar o verniz, queimar a pintura ou arrancar tinta de cantos. Se for fazer na mão, o ideal é seguir as instruções de cada tipo de cera, sempre cuidando para não pegar nas partes plásticas para não ficar aquela mancha esbranquiçada.
image8 ) No interior, aspirador e pano úmido limpo. Se tiver algum produto, use o que já conheça. De preferência, não use silicone no interior. Fica muito melado, alguns com cheiro enjoativo, e retém mais a sujeira. Prefira produtos sem brilho.
9 ) Com um pano úmido, não esqueça das bordas de porta e soleira, que retém muita sujeira pois é onde mais se passa os pés.

Espero que tenha gostado!

2 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

como consertar maquina de lavar muito bom conteúdo e dicas úteis de como lavar o carro!

Postar um comentário

Gostou? Então faça como eles e siga Este Blog Agora!