Navegando por aí, pus-me a pesquisar sobre dicionários, mais especificamente da língua portuguesa. Achei, no meio dos dois mais famosos (Aurélio e o Houaiss) o AULETE DIGITAL e com a proposta de ser usado livremente e com atualizações gratuitas também.
Baixei para testar a qualidade e a estabilidade do dicionário em meu sistema (atualmente uso o Windows 7). Gostei e aprovei.
O Dicionário é de download rápido, pois o seu instalador tem apenas 26 Mega Bytes de tamanho, livre de vírus e de fonte confiável. Sistema estável e interface amigável, inclusive com opção de “pronuncia” para quem tiver dúvidas de como falar tal palavra.
Antes do Houaiss e do Aurélio havia o Caldas Aulete (Dicionário Contemporâneo da Língua Portuguesa), publicado originalmente em 1881 e iniciado pelo lexicógrafo Francisco Júlio de Caldas Aulete. O Aulete sempre foi muito bem visto por profissionais da língua, mesmo após o sucesso estrondoso do Aurélio entre as novas gerações, nas décadas de 1970 e 1980. Quem possui uma edição antiga do Aulete, em vários tomos, não deixa de exibi-la com orgulho.
Ao contrário do Aurélio e Houaiss, a versão digital do Aulete pode ser baixada e utilizada gratuitamente clicando aqui (vai abrir a página principal. Escolha opção DOWNLOAD no canto inferior direito do site)— e, mais importante, legalmente. É que os direitos de publicação do dicionário foram adquiridos poucos anos atrás pela Lexikon Editora Digital Ltda., empresa do Rio de Janeiro que está recuperando todo o conteúdo lexicográfico que o Aulete levou um século para compilar, disponibilizando-o aos poucos com apoio de grandes grupos de mídia brasileiros. O Aulete Digital inclui apenas 86 mil verbetes, enquanto o Aulete impresso deve ter mais de 220 mil verbetes. Mesmo assim, vale a pena conferir e apreciar essa opção de pesquisa.
Espero que seja útil para você também.
Fonte:Fidus Interpres
Nenhum comentário:
Postar um comentário