Translate me

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

domingo, 20 de março de 2011

Adquira agora mesmo seu Dicionário Digital da Língua Portuguesa GRÁTIS!

Navegando por aí, pus-me a pesquisar sobre dicionários, mais especificamente da língua portuguesa. Achei, no meio dos dois mais famosos (Aurélio e o Houaiss) o AULETE DIGITAL e com a proposta de ser usado livremente e com atualizações gratuitas também.

Baixei para testar a qualidade e a estabilidade do dicionário em meu sistema (atualmente uso o Windows 7). Gostei e aprovei.

O Dicionário é de download rápido, pois o seu instalador tem apenas 26 Mega Bytes de tamanho, livre de vírus e de fonte confiável. Sistema estável e interface amigável, inclusive com opção de “pronuncia” para quem tiver dúvidas de como  falar tal palavra.

Antes do Houaiss e do Aurélio havia o Caldas Aulete (Dicionário Contemporâneo da Língua Portuguesa), publicado originalmente em 1881 e iniciado pelo lexicógrafo Francisco Júlio de Caldas Aulete. O Aulete sempre foi muito bem visto por profissionais da língua, mesmo após o sucesso estrondoso do Aurélio entre as novas gerações, nas décadas de 1970 e 1980. Quem possui uma edição antiga do Aulete, em vários tomos, não deixa de exibi-la com orgulho.

imageAo contrário do Aurélio e Houaiss, a versão digital do Aulete pode ser baixada e utilizada gratuitamente clicando aqui (vai abrir a página principal. Escolha opção DOWNLOAD no canto inferior direito do site)— e, mais importante, legalmente. É que os direitos de publicação do dicionário foram adquiridos poucos anos atrás pela Lexikon Editora Digital Ltda., empresa do Rio de Janeiro que está recuperando todo o conteúdo lexicográfico que o Aulete levou um século para compilar, disponibilizando-o aos poucos com apoio de grandes grupos de mídia brasileiros. O Aulete Digital inclui apenas 86 mil verbetes, enquanto o Aulete impresso deve ter mais de 220 mil verbetes. Mesmo assim, vale a pena conferir e apreciar essa opção de pesquisa.

Espero que seja útil para você também.

Fonte:Fidus Interpres

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Então faça como eles e siga Este Blog Agora!