Pesquisadores do Oshiro Laboratory da Universidade de Osaka exibiram, na última quinta-feira (17 de março), uma nova forma de projeção capaz de mostrar imagens tridimensionais que utiliza uma combinação de projetores. Juntos, são capazes de criar a ilusão necessária para o reconhecimento de imagens tridimensionais. O projeto foi demonstrado durante a Interaction 2011.
O método tradicional usa superfícies planas como forma de observar imagens. Já nesse projeto os pesquisadores optaram para a exibição das imagens o uso de uma máquina geradora de névoa (tipo aquelas usadas em inaladores com ultrassom) . Após calcular a forma como a luz é projetada, os pesquisadores usaram três projetores, cada um responsável pela projeção de uma imagem ligeiramente diferente.
O resultado é uma imagem tridimensional, que muda conforme o ângulo de observação de cada pessoa. Nesse protótipo ainda não é possível ter uma visualização em 360 graus do objeto selecionado, pois são usados somente três imagens projetadas. Mesmo assim, o resultado impressionou, principalmente por seu baixo custo e pela inventividade.
O Oshiro Laboratory espera que, no futuro, seja possível projetar imagens ainda mais realistas com o auxílio de mais projetores e telas de névoa com dimensões maiores. Vamos aguardar, né?
Fonte: Baixaki:
Nenhum comentário:
Postar um comentário