Translate me

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

quinta-feira, 24 de março de 2011

A que velocidade você anda?

 

Pesquisa aponta velocidade do andar como indicador da expectativa de vida

 

imageQual o ritmo do seu passo? Segundo um grupo de cientistas da University of Pittsburgh, o tempo entre um passo e outro pode ser um fator para desvendar quanto tempo você vai viver.
O estudo foi publicado no Journal of the American Medical Association (JAMA), o Jornal da Associação Médica Americana. Segundo os estudiosos conduzidos pela professora de medicina Stephanie Studenski, quem anda a uma velocidade igual ou superior a 1 metro por segundo (m/s) tem uma expectativa de vida maior que a de quem caminha mais lentamente.
O estudo acompanhou 34.485 pessoas com 65 anos ou mais moradoras de habitações comunitárias entre 1986 e 2000. A média de velocidade dos participantes era de 0,92 m/s. 17.528 indivíduos morreram durante o tempo de pesquisa. Cruzando estes dados com idade, sexo, uso de assistência para se mover, condições crônicas, histórico de tabagismo e consumo de álcool, pressão sanguínea, índice de massa corporal e hospitalização, os cientistas concluíram que a velocidade de caminhada é, sim, um fator indicador da expectativa de vida da pessoa.
imageStudenski defende que a capacidade de mobilidade e força de uma pessoa são indicadores de saúde e vitalidade. Consequentemente, estas vivem mais tempo. Mas não é para ninguém se apressar e começar a apertar o passo. O corpo de cada um escolhe sua rapidez ao caminhar e não é algo que dê para ajustar, como se fosse o controle de velocidade de um ventilador. A pesquisa revelou a velocidade dos passos como um indicador, não como um determinador. Eles dão uma ideia do quanto se viverá, mas não é possível reduzir ou acelerar a caminhada para alcançar o tempo de vida desejado.

Fonte: Blog +de50

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Então faça como eles e siga Este Blog Agora!