Translate me

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

sexta-feira, 18 de março de 2011

Você sabe Quem são as pessoas que aparecem na nota de Dez Reais?

Nos comentários do post que fiz sobre as novas notas do Real, semana passada, o leitor Paulo Rodolfo perguntou os nomes de todas as pessoas que aparecem no verso da nota de 10 reais de plástico. Se você nunca reparou, clique na foto abaixo e perceba que, na parte de trás, aparecem 11 pessoas.

10reais

Segundo a Casa da Moeda, as fotos foram colocadas na nota para representar o povo brasileiro. Lançada em comemoração aos 500 anos da chegada dos portugueses ao País, em 2000, essa cédula comemorativa começou a ser retirada de circulação em outubro de 2006 — e, hoje em dia, é muito difícil vê-la por aí.

afsRose Machado, moradora da cidade de Seropédica, no Rio de Janeiro, foi escolhida para representar a figura da “cabocla”. Então com 16 anos, Rose era a segunda opção para aparecer na cédula. Uma garota que morava à beira do rio Amazonas era a principal concorrente — mas ,com a dificuldade de ir até lá para conseguir a autorização de uso da imagem, a equipe preferiu ficar com a foto de Rose.

boliRepresentando o “homem do campo”, Cícero Lourenço da Silva foi o único fotografado a receber um cachê (800 reais). Natural de Bezerra (PE), na época da foto trabalhava como jardineiro em um condomínio de Atibaia, interior paulista. Ele emigrou para São Paulo em 1985, fugindo da seca nordestina.

ngrO funcionário aposentado da Casa da Moeda Luiz Clóvis de Moura aparece na nota de 10 reais representando o “homem negro”.

 

manOutro funcionário da Casa da Moeda foi escolhido para representar o “homem branco”: Amilton Monteiro Júnior. A escolha de vários trabalhadores da própria Casa da Moeda facilitou a questão dos direitos de imagem.

sobMaria Crivella Ramos não era funcionária da Casa da Moeda, mas sobrinha de um. Na nota de 10 reais, ela representa a “mulher branca”.

 

criA imagem de um casal de crianças negras que aparece na cédula foi retirada de um livro sobre o Quilombo dos Palmares. Não se sabe o nome delas.

 

indiOs dois índios que aparecem na nota de 10 reais fazem parte da Tribo dos Carajás. Esta imagem foi cedida pelo Museu do Índio, da Funai, que fica no Rio de Janeiro. A equipe do museu mantém um acervo audiovisual composto principalmente por documentos e fotos dos indígenas brasileiros.

bePor último, o mestre-de-obras Ariosto Ribeiro Conceição, ao lado de sua vizinha, a menina Natália Guimarães dos Santos, compõem a imagem que representa a “família” na cédula. Na época, os dois moravam na cidade de Itaguaí (RJ), mas só se conheceram na hora da foto.

FONTE: curioso

Um comentário:

Lucas Stefano disse...

Nossa.. fui saber dessa agora. Muito legal. Coisas que a gente não sabia... Ótimo post, bastante informativo. Estou te seguindo, e não deixe de escrever. Gosto de blogs interessantes. Visite o meu blog .


http://lucasmqr2.blogspot.com/

Te achei pelo comentário que você deixou num site que dizia como você poderia colocar a opção " Você poderá gostar também ... "

Postar um comentário

Gostou? Então faça como eles e siga Este Blog Agora!