Translate me

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

RECEITA: CHIMACÔCO – O Chimarrão de Coco Ralado

Essa é uma receita muito fácil de fazer e muito bem vinda naquelas noites frias com a galera ou até mesmo com a sua namorada ou namorado, vendo aquele filminho. Então prepare os ingredientes e aprenda a fazer um Chimacoco, o chimarrão de coco ralado.

A receita é muito fácil e vão poucos ingredientes (pra não falar dois), se você já é adepto a tomar um chimarrão ou tereré, vai ser moleza de preparar. Então vamos a receita.

Ingredientes

1 pacote de coco ralado
Leite (a quantidade varia de acordo com o quanto você vai tomar)
1 bomba de chimarrão
1 copo térmico (pode ser qualquer copo, mas aconselho um térmico para não queimar as mãos e manter a bebida quente por mais tempo)

Modo de fazer

Coloque a bomba no copo, em seguida despeje o coco ralado até um pouco mais que a metade, a quantidade vai variar de acordo com o tamanho do copo, só não encha até a boca, depois é só esquentar o leite, não precisa ferver, quando você achar que já está quente o suficiente é só tirar do fogo e derramar dentro do copo até cobrir o coco ralado e pronto, está feito o seu Chimacoco.

Agora é só ir completando com leite e tomar cuidado para não se queimar. Se quiser pode colocar um pouco de leite condensado também que fica uma delícia. 

PS: Se quiser pode usar a própria cuia de chimarrão ou tereré, mas não sei se vai ficar muito bom.

Também, para completar esse post, veja abaixo os benefícios do Côco:

Coco

Quando se fala em coco a primeira coisa que vem a cabeça é o coco-da-baía. No entanto, todos os tipos de palmeiras produzem coco. Nos trópicos, o coco é muito apreciado, tanto pelos turistas como pelos nativos. No Brasil, seus maiores cultivadores são: a Bahia, o Amazonas, Pernambuco, Maranhão e Piauí. O coqueiro gosta de clima quente e úmido. Sua altura pode chegar a 30 metros. Também existem variedades anãs, que não ultrapassam três metros. A casca do coco e relativamente fina e lisa. Por baixo, há uma espessa capa fibrosa que envolve uma camada muito dura, dentro da qual fica a semente, uma massa suculenta e de cor branca. Quando o coco é verde, essa parte é pouco desenvolvida e mole, guardando muita água no seu interior. Á medida que o coco vai amadurecendo, a parte carnosa se torna mais consistente e a água diminui. A massa pode ser consumida crua, em seu estado natural, ralada, ou ainda transformada em deliciosos pratos culinários. Propriedades: O côco-da-baía é rico em proteínas, gorduras, calorias, sais, hidratos de carbono e vitaminas A, B1, B2, B5 e C. Seus efeitos curativos se devem, principalmente, ao seu conteúdo de magnésio. O ser humano necessita dele para conservação da tensão muscular. Sabe-se que a polpa do coco age como adstringente nas hemorróidas. A água de coco verde é deliciosa, refrescante, nutritiva e terapêutica, além de exótica. Sua composição físico-química é semelhante à do soro fisiológico. São muitos os benefícios da água do coco.Por exemplo:

  • hidrata e amacia a pele
  • reduz o nível de colesterol
  • combate a verminose infantil
  • previne e auxilia no tratamento da artrite
  • controla a pressão arterial
  • combate a desidratação
  • repõe imediatamente a energia
  • evita vômitos e náuseas durante a gravidez
  • depura o sangue
  • é calmante natural
  • reduz a febre
  • trata de úlcera estomacal
  • combate a prisão de ventre
  • previne o enjôo causado pela maresia

Agora, “falando” sobre gramática, a solução de uma dúvida bem comum: Afinal, a palavra “COCO” tem ou não acento circunflexo? A resposta é não, não tem. Embora muita gente escreva CÔCO o certo é COCO.

Bom galera essa foi a dica de hoje para esquentar aqueles dias frios desse inverno. Então faça o seu Chimacôco e deixe sua opinião nos comentários.

Fonte: Ensino Fazer

Um comentário:

gui disse...

mano, aqui eu faço diferente, eu faço melado com açucar e depois jogo leite com canela, e mexo bem, depois coloco no copo com a bomba e o coco, e jogo leite condensado, fica uma delicia, abraço.

Postar um comentário

Gostou? Então faça como eles e siga Este Blog Agora!