Translate me

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

terça-feira, 28 de junho de 2011

Aprenda a fazer Banana-Passa.

A banana é uma das frutas mais consumidas e possivelmente uma das mais desperdiçadas. Quando sobra fatalmente estragam e vão para o lixo. Para evitar isso você pode utilizar seu forno micro-ondas caseiro.

Uma tecnologia estudada por pesquisadores da Universidade de Campinas (Unicamp - São Paulo) e que utiliza o micro-ondas para realizar a secagem da banana, obtendo a banana-passa como resultado, pode trazer benefícios no aproveitamento de uma das frutas mais consumidas no País.

A engenheira de alimentos Nádia Rosa Pereira liderou o estudoA engenheira de alimentos Nádia Rosa Pereira, autora da pesquisa, explicou que o processamento do alimento no micro-ondas ocorre de forma mais rápida do que o método convencional, atingindo qualidade comparável ou até superior a dos produtos comerciais.

Segundo ela, a nova tecnologia mantém as propriedades estruturais e nutricionais da banana quando comparado ao método tradicional. Isso acontece porque a fruta fica menos tempo em cozimento, diminuindo a possibilidade de degradação.

"Em outros estudos, as pesquisas mostraram que a banana seca a partir da nova tecnologia apresentou uma melhor aceitação sensorial do que os produtos comerciais", informou.

Cor e Aroma
Nádia disse que, além da possibilidade de qualificar os nutrientes do alimento, o micro-ondas também pode gerar uma melhoria na cor e no aroma do produto. A secagem consiste na diminuição da água da banana até chegar a um nível considerado ideal para a sua conservação.

No método convencional, o processo é realizado por convecção com ar quente de forma artesanal, o que resulta na perda de nutrientes do alimento em um em razão do tempo de aquecimento.

A engenheira lembrou que o processo realizado no micro-ondas é muito novo, e o estudo ainda necessita ser mais aprofundado. Só assim, segundo Nádia, seria possível levar o produto obtido a partir da técnica ao mercado, o que aumentaria o consumo.

Micro-ondas
Sobre a suspeita de o micro-ondas causar danos à saúde, a pesquisadora destacou que, neste caso, o efeito não é verdadeiro.

"Claro que o micro-ondas emite um tipo de radiação que, em algumas situações, pode gerar reações químicas. Mas no processo estudado o aquecimento não ocorre em um nível de catalisação suficiente para provocar danos aos seres humanos".

A banana-passa pode ser encontrada como produto integral e em outros produtos, como cereais matinais, barras de frutas, cereais e iogurtes com polpa de frutas.

Quanto ao tempo de “secagem” da fruta no forno, depende muito de cada modelo e da potência dele. Nesse caso, o melhor é fazer experiências com a potência média para a alta, durante cada 5 minutos

Dica do LEIA ISSO!

Ao fazer suas bananas passas, caso você não tenha uma grelha para dispor as bananas (como na foto acima), então use um prato com papeis absorventes e coloque as frutas sobre ele. Troque os papeis e repita o processo até que a fruta não solte mais água!

Fonte: Terra

2 comentários:

Talentoriginal2012 disse...

Oi..!
Engenheira de alimentos Nádia Rosa Pereira, sou engº peço, responda através de e_mail: organicosaude@bol.com.br, tenho uma banana com gosto, cheiro e sabor de pera, já conhece?

BOMBEIRO HIDRÁULICO SIDNEY disse...

Faça a secagem no sol, que trás excelentes benefícios.

Postar um comentário

Gostou? Então faça como eles e siga Este Blog Agora!