Por Rodrigo Prada
Segunda-Feira, 24 de Março de 2010
Não se trata de ficção científica, o headset que permite você controlar seu game através do pensamento já existe!
Já imaginou controlar seus jogos através da força da mente? Enquanto esse é o sonho distante de muitos gamers, o MindSet já é uma realidade. Pensamentos no lugar de botões e uma maneira totalmente diferente de executar suas ações, conheça o headset que pode revolucionar a maneira que você interage com o computador.
A interface das ondas cerebrais
A mente humana é uma ferramenta incrível. Enquanto jogamos, descansamos ou dormimos ela trabalha incessantemente. Infelizmente, boa parte desse potencial é desperdiçado porque não somos capazes de pressionar botões ou mover o mouse na mesma velocidade em que pensamos.
Se fosse possível executar todos os comandos de seus games através da mente, certamente a experiência seria muito mais ágil e satisfatória. Seu personagem reagiria em menos tempo e de maneira mais precisa, saltando, correndo e atirando no mesmo instante em que você pensa na ação.
MindSet, o que é?
Desenvolvido pela NeuroSky, à primeira vista o MindSet assemelha-se com um headset wireless comum. A diferença é que, além de atuar como fone de ouvido e microfone, o aparelho conta com uma curiosa projeção que toca a testa do usuário. Bastante discreto, o sensor registra os impulsos eletromagnéticos produzidos pela mente de quem o usa.
O processo é similar a um exame de eletroencefalograma, relatando os níveis de ansiedade, concentração e sonolência do jogador. Isso permite que diferentes estados de humor e sentimentos se convertam em ações dentro do jogo. O MindSet é compatível com Windows PC, Mac e mesmo plataformas portáteis.
Aplicações
Um player de áudio com visualizador de ondas cerebrais acompanha o produto para você descobrir como as músicas mexem com sua cabeça. Em um exemplo para aplicativos para iPhone, foi exibido um capaz de treinar o usuário a manter a calma diante da foto de alguém que ele não suporte.
Mas o projeto mais promissor é o The Adventures of NeuroBoy. O jogador controla um jovem com poderes telecinéticos capaz de levitar, arremessar ou incendiar objetos do cenário com o poder da mente. O jogo está disponível para download no site da NeuroSky, mas é claro que você precisa ter o MindSet para jogar.
Também pode ser baixado no site um kit de desenvolvimento para softwares. De maneira gratuita, é possível criar programas que utilizem a interface mental ou adaptar softwares existentes para o MindSet.
Mais informações
O MindSet já pode ser adquirido no site da NeuroSky, mas a princípio o preço não é lá muito convidativo (U$ 199). Vale lembrar que ainda não é possível abandonar teclado e mouse diante dos games de ação, MindSet registra apenas impulsos mentais bastante vagos como concentração e ansiedade. Mesmo assim, este pode ser o início de uma era em que os botões não têm vez.
Você estaria preparado para abandonar o teclado e o mouse para interagir com o computador apenas com a mente? Na sua concepção, como serão os jogos no futuro?
NOTA DO LEIA ISSO: Pois bem amigos, acho que faltou o autor dessa matéria mencionar que essa tecnologia abre um mundo de novas possibiliadades que vão desde o controle de softwares mais sérios do que os jogos (imagine você na frente do computador “pensando” nas palavras qeu irão compor sua petição e elas vão surgindo em seu editor de textos como que por mágica, tudo com parágrafos, negritados e tudo o mais).
Mas eu não fico restrito só no computador não. Pense bem; com o grau de miniaturização do elemento “leitor da mente” poderemos em breve ter uma espécie de “controle remoto transcutâneo”. Com a “força do pensamento” porderemos abrir portas, ligar e mudar os canais de TV, controlar uma série de utensílio domésticos, atender telefone sem mover os lábios, enfim, muita coisa mesmo.
Este futuro está mais próximo do que você imagina!
E então, gostou da matéria? Então comente e indique!
Nenhum comentário:
Postar um comentário