Translate me

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

domingo, 7 de março de 2010

CURIOSIDADES: Os tipos de Arroz

Tipos de arrozArroz3Arroz4

Os grãos de arroz passam também por um beneficiamento, agregando o nome do processo a que foi submetido. São eles:

  1. Arroz7 Arroz integral: é o preferido pelos adeptos da alimentação macrobiótica, não é descascado nem polido e, portanto, mantém uma maior quantidade de fibras, proteínas, cálcio, fósforo, ferro e vitaminas do complexo B.
  2. Arroz malequizado: trata-se de um arroz semi-integral, pois é macerado com casca, em água fria, por alguns dias e, a seguir submetido a vapor d' água em alta temperatura (chega a 700ºC). Isto faz os produtos da cutícula se transferirem para o interior do grão. Em outra fase do processo, são retirados a cutícula e o germe.
  3. Arroz2 Arroz parbolizado: a origem da denominação arroz parbolizado derivada do inglês partially bailed (parcialmente fervido), indicando o tratamento dos grãos em água quente, sob pressão, o que faz com que os nutrientes sejam transferidos da parte externa para a interna, num processo semelhante ao do malequizado. Neste tipo de tratamento conserva-se 30% a 60% das vitaminas e sais minerais.
  4. AArroz1 rroz polido: após a colheita, o arroz é descascado e submetido a um processo de polimento, conhecido como alvejamento, para deixá-lo branco. Em seguida, é submetido à oleatura (um leve engorduramento dos grãos para ficarem brilhantes), para depois selecionar os grãos, conforme o tipo de arroz a ser comercializado. O grãos quebrados, defeituosos, marinheiros e quirela são separados. É o tipo mais consumido no Brasil e classificado em cinco tipos de acordo com a qualidade dos grãos, os mais conhecidos são os tipos 1 e 2.

O arroz polido é dividido em três classes: longo, curto e médio. Vamos conhecer cada um deles:

  1. Longo ou arroz agulha, maravilha, amarelão e fortuna: é constituído de grãos espessos e largos, com 0,6 mm a 0,9 mm de comprimento, após o polimento. Trata-se de um grão nativo da Índia, sendo o tipo mais consumido em todo o mundo. Se cozido corretamente fica bem soltinho, o que agrada o paladar do brasileiro. tornando e, devido à esta característica, este tipo de arroz pode ser servido sozinho.
  2. Médio: também conhecido como arroz arbório ou italiano , este tipo de arroz tem grãos levemente amarelados, um pouco alongados, com 5,31 mm a 5,99 mm de comprimento, após o polimento. São menos brancos e mais transparentes que os grãos curtos. Durante o cozimento do arroz arbório há uma maior liberação de amido o que deixa a preparação mais cremoso, e por isso mesmo indicado para os risotos. No Brasil também é conhecido como arroz matão, blue-rose, cambraia, caienae zênite.
  3. Curto ou beira-campo, rendimento e saquarema: os grãos são ligeiramente arredondados, acentuadamente curtos e com aspecto 'rechonchudo'. Possuem comprimento menor que 5,31 mm após o polimento e, depois de cozido, ficam 'pegajoso' ou com os grãos unidos. É conhecido como japônico, sendo mais consumido no Sudeste Asiático, em algumas regiões da Europa, China e Japão. A textura úmida e os grãos unidos e macios permitem a modelagem durante o preparo.

Valor nutricional do arroz

O arroz é um alimentos rico em carboidratos na forma de amido , por isso a sua principal função é energético. Mas não é só: o arroz tem proteínas, minerais e vitaminas do complexo B. O arroz integral e o polido são semelhantes; porém, o primeiro tipo mantém uma quantidade maior de fibras e nutrientes, pois não é descascado nem polido.
Arroz8Comparando o arroz com os demais cereais, as suas proteínas são de ótima qualidade e possui uma melhor digestibilidade na forma polida que a integral. As proteínas do arroz, ao contrário dos outros cereais, não se localiza apenas na película, mas se espalha por todo o grão. Desta forma, o amido é permeado pelas proteínas, dando-lhe um alto valor nutricional de fácil digestão.
O perfil de nutrientes do arroz pode ser melhorado com a adição de outros alimentos em seu preparo, como o leite, as carnes, aves, ovos, peixes, legumes e queijos. Mais do que isso, o arroz é um alimento versátil que pode ser utilizado de maneiras simples a elaborações sofisticadas.

 

SAIBA MAIS SOBRE O PROCESSO DE PARBOILIZAÇÃO

Embrapa informa: 
O que é arroz parboilizado?Arroz5

A palavra parboilizado teve origem na adaptação do termo inglês parboiled, proveniente da aglutinação de partial + boiled, ou seja, "parcialmente fervido".

Não se trata de arroz parafinado, ou colado, como muitos pensam. O processo de parboilização baseia-se no tratamento hidrotérmico a que é submetido o arroz em casca, pela ação tão somente da água e do calor, sem qualquer agente químico.

A parboilização é realizada através de três operações básicas:

1. Encharcamento: o arroz em casca é colocado em tanques com água quente por algumas horas. Neste processo, as vitaminas e sais minerais que se encontram na película e germe, penetram no grão à medida que este absorve a água.

2. Gelatinização: Processo Autoclave - o arroz úmido é submetido a uma temperatura mais elevada sob pressão de vapor, ocorrendo uma alteração na estrutura do amido. Nesta etapa, o grão fica mais compacto e as vitaminas e sais minerais são fixados em seu interior.

3. Secagem: O arroz é secado para posterior descascamento, polimento e seleção.

Suas vantagens são:

Rico em vitaminas e sais minerais, devido ao processo de parboilização;

Quando cozido, fica sempre soltinho;

Rende mais na panela;

Requer menos óleo no cozimento;

Pode ser reaquecido diversas vezes, mantendo suas propriedades;
Alto grau de higiene no processo de industrialização;
Conserva-se por mais tempo.

Detalhe: O Brasil detém a tecnologia de parboilização mais avançada do mundo!

Fontes: Internet e diretamente da Embrapa

Gostou? Então comente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Então faça como eles e siga Este Blog Agora!