Translate me

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

domingo, 12 de junho de 2011

25 COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE RAUL SEIXAS

 


Raul Seixas era baiano como Dorival Caymmi, Caetano Veloso, Maria Bethânia, Gal Costa, Gilberto Gil, Moraes Moreira, Daniela Mercury, Ivete Sangalo, Carlinhos Brown, Pitty e tantos outros. Nasceu na cidade de Salvador em 28 de junho de 1945, filho de Raul Varella Seixas e Maria Eugênia Seixas.

Alguns fãs, site e biógrafos de Raul contam que ele escreveu a música Metamorfose Ambulante aos 12 anos de idade.

Pode-se dizer que as primeiras influências musicais de Raul Seixas vieram com certeza da música nordestina, especialmente o baião e o repente. Raul costumava ouví-las nas viagens com o pai, que era inspetor de ferrovias.

Antes de desejar se tornar cantor, o maior sonho do menino Raul era ser escritor. Ele gostava de criar textos, poesias e histórias em quadrinhos.

O primeiro ídolo de Raul foi Luiz Gonzaga, o chamado Rei do Baião. Mas seu maior ídolo, o sujeito que influenciou sua vida para sempre, foi o Rei do Rock: Elvis Presley. Raul Seixas era “fã de carteirinha” de Elvis.

O primeiro grupo musical do jovem Raul chamava-se Os Relâmpagos do Rock, chamado mais tarde de The Panthers e, em seguida, Raulzito e os Panteras.

Um dos maiores incentivadores de Raul Seixas no início da carreira foi o cantor Jerri Adriani!!!

Pouca gente sabe, mas o futuro Maluco Beleza produziu artistas e compôs músicas para a Jovem Guarda, entre elas Ainda Queima a Esperança, Tudo o Que é Bom Dura Pouco e Doce, Doce Amor.

O primeiro registro fonográfico de Raul foi um disco de 78 RPM de 1964. Continha as faixas Nanny e Coração Partido – versão brasileira de uma canção de Elvis Presley. O compacto nunca chegou a ser lançado.

No final dos anos 1960, Raul conheceu Mick Jagger, que o incentivou a cantar música africana (????).

Em 1972, ele participou do VII FIC (Festival Internacional da Canção) com duas músicas: Let me Sing, Let me Sing e Eu Sou Eu Nicuri é o Diabo.

O disco que consagrou Raul Seixas, tornando-o um ídolo nacional foi Krig-ha Bandalo, de 1973. Antes disso, ele gravou Raulzito e Os Panteras (1968), Sociedade da Grã-Ordem Kavernista (1971) e Os 24 Maiores Sucessos da Era do Rock (1973).
Falando nisso, Krig-ha Bandalo era uma espécie de grito de guerra do herói dos quadrinhos Tarzan – criação de Edgar Rice Burroughs -, indicando que os inimigos estão chegando.

O vinil Os 24 Maiores Sucessos da Era do Rock foi na verdade um disco com covers de grandes cantores do rock interpretados por Raul, entre os quais estavam: Neil Sedaka, Little Richards e os brasileiros Celly Campello e Roberto Carlos.

A parceria com o hoje escritor Paulo Coelho começou no início da década de 1970 (mais propriamente 1973). Juntos, Raul e Paulo compuseram Al Capone, Eu Nasci Há 10 Mil Anos Atrás, Sociedade Alternativa, Gita, A Maça e Tente Outra Vez.

Em 1974, Raul foi preso e torturado no DOPS (o temível departamento de ordem pública do governo militar) por divulgar, juntamente com o amigo Paulo Coelho, a “Sociedade Alternativa”. De acordo com seus biógrafos e fãs, a tal Sociedade Alternativa (que nem Raul sabia explicar exatamente o que era), foi inspirada nas idéias do místico Aleister Crowley. Para quem não sabe, é o mesmo místico que inspirou o roqueiro Ozzy Osbourne na música Mr. Crowley.

À propósito, você sabia que Raul foi expulso do Brasil em 1974 justamente por causa da Sociedade Alternativa? Para os órgãos de repressão da Ditadura, ela era uma espécie de movimento contra o governo.
As músicas Como Vovó Já Dizia foi recusada duas vezes pelos censores durante o Regime Militar.
Gita é uma música baseada no Bhagavad-Gita, clássico religioso hindu. O Bhagavad-Gita é, na verdade, parte do épico Mahabarata, escrito no século IV a. C. Seu significado? Canção de Deus.
A música Carimbador Maluco fez parte do musical infantil Plunct, Plact Zuuum, exibido pela Rede Globo em 1983. Nele, Raul faz ponta como um carimbador que exige visto de um grupo de crianças que pretendem fazer uma viagem especial.

Raul teve cinco esposas: Edith Wisner, Glória Vaquer, Tânia Mena Barreto, Lena Coutinho e Kika Seixas.

Em 1982, Raul foi preso na cidade Caieiras, Grande São Paulo, sob a acusação de ser um impostor. Ele estava bêbado e não tinha documentos e, por isso, nem os fãs, nem a polícia acreditaram que ele fosse ele mesmo.

Em 1985, Raul foi o pivô de um grande quebra-quebra na cidade de São Bernardo do Campo, onde devia fazer um show. A casa noturna Adrenalina vendeu centenas de ingressos mas, no dia, Raul não compareceu. Revoltados, os fãs depredaram o estabelecimento. A quebradeira foi tamanha que a casa nunca mais se recuperou, fechando as portas pouco tempo depois.

Raul faleceu no dia 21 de agosto de 1989, vítima de pancreatite. Ele foi internado várias vezes para tratar do problema do alcoolismo, mas sempre voltava a beber.

A fama de Raul só cresceu depois de seu falecimento. Nos 20 anos da morte de Raul, milhares de fãs de todo o Brasil se reuniram no Centro de São Paulo para homenageá-lo. Álias, essas reuniões são comuns, ocorrendo sempre na data da morte do cantor. E durante a Virada Cultural (evento com 24 horas de espetáculos) de 2009, foi montado um palco na Estação da Luz só para a apresentação de covers do Maluco Beleza.

É é isso aí, amigos. Espero que tenham gostalogdo. Até mais.

Fonte: Blog Mas que Curiosidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Então faça como eles e siga Este Blog Agora!