Translate me

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Outra Pesquisa sobre Café: amigo ou vilão?

 

Estudos atuais sobre os efeitos do café revelam as vantagens e desvantagens do consumo dessa bebida tão popular no Brasil. Em uma pesquisa apresentada pelo professor da UFRJ, um dos maiores estudiosos do assunto no Brasil e criador do Institute for Coffee Studies, na Universidade Vanderbit (EUA), Darcy Roberto Lima, são apresentadas as evidências da utilidade do café para o ser humano. O professor estuda o café há mais de dez anos, tendo publicado diversos trabalhos e livros.

  Café: amigo ou vilão?

Café: amigo ou vilão?

A pesquisa sobre o café realizada no Instituto de Neurologia da UFRJ, foi desenvolvida por um grupo de pesquisadores coordenados pelo professor Darcy. Eles acompanharam durante uma década mais de 100 mil estudantes de 10 a 20 anos.

Vantagens
Está comprovado que o consumo diário de café faz com que o cérebro esteja mais atento para as atividades intelectuais, além de estimular a memória e a concentração. Beber café diariamente também diminui a ocorrência de apatia e depressão.

A bebida pode até mesmo prevenir o consumo de drogas e álcool. Por ter ação vasodilatadora, ajuda, por exemplo, a combater a enxaqueca. Existem ainda estudos que relacionam essa substância a uma menor ocorrência do mal de Parkinson.

Segundo Lima, os ácidos clorogênicos ajudam a estabilizar a química cerebral. As alterações na atividade cerebral levam a mudanças de humor que podem causar depressão. Essas oscilações também podem fazer a pessoa buscar a compensação no álcool e nas drogas.
Os estudos de Lima já estão produzindo resultados. Desde o início de 2002, 5,6 milhões de crianças que estudam na rede pública do estado de Minas Gerais tomam café com leite na hora do lanche. A meta é fazer isso no país todo.


Desvantagens
O efeito do café depende de cada organismo. Como a bebida age como uma droga (cafeína, cafenona e mais 20 componentes ativos), cada pessoa reage diferentemente em relação ao café, tanto quantitativa, quanto qualitativamente.

Na medicina sabemos que o café ataca as células do estômago, estando contra-indicado nos casos de gastrite e úlceras. Também pode elevar a pressão arterial de hipertensos, estando também contra-indicado nestes casos.

O excesso de café - ou mesmo pequenas quantidades para os suscetíveis - produz insônia crônica. Para muitas pessoas, o café é causa de dor de cabeça e agitação. Os bebedores e dependentes do café referem forte dor de cabeça nas situações de abstinência.

Todos os problemas causados pelo café, principalmente quando hábito regular ou em excesso, se resumem num problema denominado cafeinismo, cujo tratamento é semelhante ao das demais drogas estimulantes, ou seja, com redução progressiva.

Mesmo com tantas qualidades, ainda é preciso ter cautela com o consumo. O exagero pode levar a sérias consequências. As ocorrências mais comuns de beber muito café são: aborto, diarreia, episódios de pânico (em quem já tem síndrome de pânico), gastrite, insônia, taquicardia e tremores.

Não há quantidades recomendadas ou definidas quanto ao consumo do café, restando à pessoa conhecer as respostas do seu organismo para a bebida.

Fonte: Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Então faça como eles e siga Este Blog Agora!