Translate me

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

domingo, 3 de abril de 2011

A Arte de Fazer Perfumes

Esse post é uma versão atualizada da minha antiga home page, a Home Page do Místico! Minha última atualização naquela H.P. foi em 06/1998. Me orgulho dizer que foi a primeira página na língua portuguesa a ensinar o que é e como fazer um perfume (até por que eu tinha uma fábrica de cosméticos e fabriquei perfumes por muitos anos – 1986 a 1990). Quando veio a “gloriosa” ideia de bloquear as contas de banco em 1990… isso, literalmente matou minha empresa… Mas tudo bem, a vida continua, né? Espero que gostem desse post.

O que são e como fazer.

Para obtenção de perfumes e preparados odoríferos você deve ter três espécies básicas de substâncias:

A - Odores --------------- B - Fixadores ----------- C - Diluentes

ODORES - São estes a classe de substâncias que geram o perfume. Estes odores podem ser naturais (extraídos ou de flores ou de folhas ou de raízes), sintéticos( aldeído benzoico, heliotropina e outros )ou artificiais( trinitributilxileno). Os odores também são chamados de "essências".

Os perfumes são classificados de acordo com a procedência da matéria prima e de acordo com o Comité Francês do Perfume, os perfumes podem classificar-se como:

  • Cítricos: obtidos a partir da casca de frutas como a bergamota, a tangerina, o limão e a laranja.
  • Florais: agrupa perfumes cujo tema principal é a flor: bouquet floral, floral verde, floral aldeídico, floral amadeirado, entre outros.
  • Filifolhas: perfumes com notas de lavanda, bergamota e gerânio.
  • Chipre: família que agrupa perfumes baseados principalmente nos acordes do patchouli, da bergamota e da rosa.
  • Amadeirados: inclui perfumes com notas suaves como o sândalo e o patchouli, algumas vezes secas como o cedro e o vetiver, outras com notas de lavanda e cítricas.
  • Âmbar: deste grupo fazem parte os perfumes com notas suaves e abaunilhadas, conhecidos como orientais.
  • Couro: perfumes muito peculiares, com notas secas, que tentam reproduzir o odor característico do couro, da madeira queimada e do tabaco.

imagesCAGF6QLKUm bom perfume demora muitas vezes vários anos para ser criado, são misturadas várias essências e feitos testes, misturados outra vez e mais testes até chegar ao aroma pretendido.

FIXADORES - São substâncias que retardam ( e até mesmo impedem) a volatização dos princípios aromáticos ( óleos essenciais ou odores ) conservando mais duradouro o aroma. Esta classe de produtos podem ser naturais ( de origem animal ou vegetal )ou artificiais ( solisilato de benzila e outros).

DILUENTES - São empregados para dar ao preparado uma concentração adequada, isto significa tornar o perfume semelhante ao das flores assumindo a concentração certa. Resumindo, serve para "amansar" o preparado para que ele não fique forte em excesso ( ou seja, vire um extrato). Os diluentes mais comuns são o álcool de cereais e água destilada e/ou aromatizada.

CRIAÇÃO DE UM PERFUME "SOLO"

imagesCA9DY50ZSão conhecidos por "perfumes solo" todo aquele que é feito com APENAS UMA essência. Ele pode ser um perfume FLORAL, MADEIRADO, FRUTAL, ANIMAL, entre outros. Exemplos: Flor de Laranjeira, Sândalo, Pêssego, Almiscarado.

CLASSIFICAÇÃO PELA CONCENTRAÇÃO

O que conhecemos por "perfume" na realidade pode ser uma das 3 classes distintas quanto a concentração dos componentes. O 3 tipos são: A - Extratos, B - Perfumes, C - Colônias - Os Extratos são considerados os mais fortes podendo durar até alguns dias, os Perfumes são os normais podendo durar até um dia, as Colônias são as mais fracos e duram apenas umas poucas horas.

FÓRMULAS BÁSICAS





Fórmulas básicas profissionais.

Água de Colônia

 Álcool de Cereais - 760 g
 Fixador - 10 g
 Essência - 30 g 
 Água Destilada - 200 g

PERFUME

 Álcool de cereais - 800 g 
 Fixador - 25 g
 Essência - 65 g
 Água Destilada - 10 g

EXTRATO

 Álcool de Cereais - 60 g 
 Fixador - 5 g
 Essência - 10 g
 Água Destilada - Não


Modo de preparo: Em um vidro escuro (marrom) e muito limpo, deite primeiro o álcool, em seguida deite, o fixador e a essência. Agite com suavidade por 30 segundos. Em seguida coloque muito vagarosamente a água destilada, agitando muito devagar para não TURVAR o preparado !! Tampe o vidro com rolha limpa e sem cheiro. Deixe o preparado descansar por 15 dias em um lugar escuro e frio ( embaixo da pia da cozinha por exemplo). Agite DELICADAMENTE uma vez por dia. Depois é só envazar. Pronto Agora você já pode usar um perfume que você mesmo fez!! É também um excelente presente!!! :-) Mas se você pensa q acabou?? Estas são as fórmulas que você irá usar em todas as sua experiências em criar o seu perfume. LEIA ATENTAMENTE O QUE SE SEGUE ABAIXO !


A ARTE DE COMPÔR DIFERENTES ODORES NA CRIAÇÃO DE UM PERFUME


imagesCAIMG6TENão pense você que para fazer um perfume (bouquet) "equilibrado" seja algo fácil... Para que isso aconteça, é necessário que você tenha em mente que um perfume é uma obra de arte!! Sim, é como pintar um quadro... você precisa conhecer as cores primárias, secundárias e modos de combiná-las para que haja harmonia e beleza. Quando você vai criar um perfume (misturas de essências), você está na realidade é criando uma nova flor!!! Para que você possa começar a fazer os seus próprios perfumes ( o que pode vir a se tornar um negócio muito lucrativo ), é necessário ter mais algumas informações:


NOTAS


Chamamos de notas as intensidades que certas essências se volatizam.As notas são classificadas em 3 tipos a seguir:imagesCA3A9WXW












Sobre as “Notas”

Notas de CABEÇA

 Duram apenas alguns minutos. Ex: Bergamota  Laranja, Lavanda, etc. 

Notas de CORAÇÃO

 Duram apenas algumas horas. Ex: Rosas,  Gerânio, Nerol, etc.

Notas de FUNDO

 Dura apenas alguns dias. Ex: Jasmim, musgo, Almíscar, etc. 
CONSIDERAÇÕES FINAIS


imagesCA00Z9HGVIDRARIAS: São chamados de vidrarias os materiais usados normalmente em laboratórios. Algumas delas são amplamente usadas na preparação de substâncias olorosas. Temos as PIPETAS, CUBAS, FUNIS de Vidro, VARETAS, CONTA GOTAS. Em alguns casos usa-se também FILTROS DE PAPEL.

imagesCAID2LJTEMBALAGENS: Não basta a qualidade das essências, a criação do “tipo”, a maturação perfeita, se você não escolher o frasco correto, a sua criação estará fadada a um possível fracasso. Então, lembre-se, detalhes como o frasco e a caixa são parte integrante do sucesso no ramo da perfumaria.


Quero agradecer a você por seu interesse e paciência. Tudo que escrevi acima é fruto de anos de pesquisa e prática. Há muito mais para você descobrir, pois o que aqui escrevi, é apenas "a ponta do iceberg". Espero que você faça muitas pessoas felizes com os presentes que você irá proporcionar. Caso tenha gostado dessa matéria, por favor, clique em alguma propaganda nessa página (só uma só), isso vai ajudar a manter o blog no ar, ok?

imagesCA6K440REm breve você poderá comprar todos os componentes necessários para fazer o seu próprio perfume aqui no meu blog. Portanto, marque essa página nos seus favoritos (ou aperte o botão de SEGUIR mais abaixo à esquerda), e receba o aviso de quando o kit estará disponível para venda. Aguarde!

Fonte: Própria e Home Page do Místico

6 comentários:

Matheus Zilli disse...

Estou super interessado no assunto! Sou um amante de cheiros.
Já está disponível a compra das matérias primas para a fabricação de um perfume???

Kefir Saude disse...

AMEI A MATERIA TENHO INTERESSE

Unknown disse...

Gostei muito da matéria, gostaria de saber se a quantidade g pode ser em ml? Obrigada e aguardo

Unknown disse...

Sou eu de novo. Vi que na receita do perfume não vai PROPILENOGLICOL. Sem ele o perfume fica melhor? Obrigado e aguardo

Unknown disse...

Bom dia
Gostei das informações estou em busca de montar uma empresa de cosméticos fico locado no estado do Amazonas onde temos a andiroba, copaíba, açaí cupuaçu e outros como faço para ter mais informacoes
Email valdecirsleal@hotmail.com

Unknown disse...

Muito obrigada por nos mostrar,a arte do saber eme perfumaria !
Sim quero muito fazer !
Obrigada por me fazer feliz !

Postar um comentário

Gostou? Então faça como eles e siga Este Blog Agora!