Translate me

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Seja um Consumidor mais Consciente!

Este artigo eu trouxe do site “Endividado.com” e nos dá oito dicas de como consumir com mais consciência e economia, tanto para o bolso como para o meio ambiente. Leia e passe para os seus amigo. Um abraço!

Regrinhas para fazer de você um consumidor mais consciente

A busca por uma vida mais sustentável tornou-se assunto ainda mais recorrente com a crise econômica mundial e as constatações frequentes de que a saúde do planeta não anda muito boa. Pesquisas mostram que a melhor forma de conter as ações negativas sobre a natureza é minimizar o consumo. Portanto, repensar valores e atitudes para conseguir alcançar um novo modo de viver é tarefa de todos. Logo, tomar alguns cuidados com certos aspectos dos bens de consumo na hora da compra pode ser bem mais do que uma ação isolada, passando a ser um ato de mudança de vida. Veja o que deve ser destacado para que os seus hábitos sejam mais amigos do meio ambiente:

Evite embalagens substituíveis: abra mão de sacos, papéis, caixas e envelopes como meio de transportar compras. Esses materiais poluem o lençol freático, entopem bueiros e exigem muita matéria-prima para a fabricação. Comece a usar as ecobags, as bolsas produzidas com materiais recicláveis. Mas, cuidado com as “falsas ecobags”, as que não usam matéria prima reciclada e causam dano à natureza.

Privilegie as empresas responsáveis: algumas empresas e organizações-não governamentais investem em produtos recicláveis, que não agridem a natureza. Optar por esses produtos – que recebem identificação própria em vários supermercados – é uma forma de consumo consciente.

Invista nos produtos duráveis: por mais práticos que sejam, os produtos descartáveis causam danos ao meio ambiente, que resultam em um lixo desnecessário. Ao comprar material de escritório, por exemplo, opte pelos que permitem recargas: cartuchos de impressão, pilhas e baterias recarregáveis. Reutilizar é a palavra da vez!

Seja econômico: use a água e a luz de forma racional. Quando for adquirir comprar produtos como lâmpadas, por exemplo, verifique se o supermercado possui aquelas que aumentam a eficiência do consumo, as chamadas fluorescentes. As lâmpadas incandescentes usam apenas 10% da energia consumida pelas convencionais – que desperdiçam 90% da energia com a produção de calor. Com as lâmpadas fluorescentes, você pode economizar até 80% de energia e a vida útil delas chega a oito mil horas.

Busque informação: procure saber a procedência dos produtos que você compra, se de uso pessoal ou itens alimentícios. Muitos supermercados adotaram a medida de comprar carne apenas em fazendas comprometidas com a sustentabilidade e o meio ambiente e cortaram os laços com fazendas envolvidas com o desmatamento.

Seja curioso: saber o que está por trás da marca que consome é essencial! Entenda os processos que envolvem a fabricação do produto e veja como a natureza é tratada. O consumidor consciente tem como tarefa avaliar o trabalho das marcas preferidas para saber se elas podem ou não entrar no seu carrinho.

Observe propagandas com critério: parte do cuidado para evitar comprar os “falsos amigos do meio ambiente” está na leitura das embalagens. Os produtos ambientalmente responsáveis deixam essa característica clara no nome, embalagem, design e na principalmente na publicidade. Produtos produzidos de maneira responsável geralmente informam ao consumidor os ingredientes ou os processos de produção, que são diferentes dos produtos não conscientes.

Preze pelo produto local: escolha sempre que puder os produtos nacionais, principalmente da região do país em que você mora. Quanto maior a distância percorrida pelo produto para chegar ao supermercado, maior a emissão de carbono gerado pelo transporte. Produtos importados geram emissões muito grandes e exigem embalagens mais reforçadas, que poluem mais o meio ambiente.

Por Éverton Oliveira, do Uai Meio Ambiente
Fonte: pernambuco.com - 31/08/2011


Leiaisso120x601-2x

LEIA ISSO! Sua revista diária de variedades. Aqui você acha informações sobre tecnologia, humor, saúde e muitos outros assuntos.

Siga o nosso Blog. Você receberá as últimas novidades DE GRAÇA, diretamente no seu e-mail.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Então faça como eles e siga Este Blog Agora!