Translate me

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

quinta-feira, 29 de junho de 2017

TECNOLOGIA: China inaugura a maior usina elétrica flutuante do mundo

China. Um dos países mais populosos do mundo também é, por consequência, um dos maiores poluidores do meio ambiente.

huainansolar2Tomando ciência de que é impossível conviver om a poluição (pelo menos de forma saudável), a China investe grandes quantias de dinheiro e tecnologia  em fontes de energias limpas. Tanto é que recentemente, começou a funcionar em uma região alagada da cidade de Huainanmaior usina solar flutuante do mundo.

Ela foi instalada pelo governo e está instalada em cima de uma região de mineração já abandonada. Esta região foi alagada e como a profundidade média é de 7 metros,  a empresa chinesa Sungrow instalaram painéis solares que ao todo geram 40 megawatts de energia elétrica.

Esta usina produz sozinha aproximadamente 43% de energia a mais de toda a produção de energia solar do Brasil que, segundo dados da Aneel, é de apenas 28 megawatts. A previsão é que para aproximadamente em 2030 a geração de energia limpa no Brasil seja perto de 9 %. Ainda assim, é muito pouco para o nosso país.geracao-de-energia-com-fontes-renovveis-5-638

Graças a grande quantidade de industria de eletrônicos e investimento em tecnologia, a China atualmente é o país onde mais se produz energia solar no mundo.  Estima-se que se toda a estrutura existente até a presente data ficasse 100% funcional em todo o país, a China estaria gerando 77 GIGAwatts (sim, Gigas, e não megas). Se tudo correr conforme o planejado, o governo Chinês pretende somar mais 110 gigawatts para sua produção de eletricidade fontes solares, sendo que desses 110 eles planejam que uma só usina gere perto de 2 GIGAwatts. Para isso planeja usar perto de 6 milhoes de painéis fitovoltaicos.

china_renovavel

Enquanto isso, no nosso país, a energia solar ainda é opção quaternária em termos de geração de energia, pois aqui prefere-se as hidro elétricas, as usinas nucleares, as termicas e, em último lugar vem a solar acompanhada ela eólica. Os dados, de acordo com a Aneel, demonstram que apenas 0,02% da eletricidade do país é produzida hoje, com painéis solares fotovoltaicos.

Fontes: Science today; Anael

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Então faça como eles e siga Este Blog Agora!