Translate me

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

quarta-feira, 14 de julho de 2010

SOLUCIONÁTICA: Os 36 Mandamentos da Lei de Clóvis Sobre Como se Livrar das Dívidas.

 

Olá, leitor do LEIA ISSO! Hoje inicio uma nova seção nesse blog, e o nome dela será ‘SOLUCIONÁTICA’, Os xx Mandamentos da Lei de Clóvis Sobre”. E para estreiar, vou colocar aqui um assunto muito em voga nos dias de hoje: DÍVIDAS. Então, trago a vocês algumas dicas que inclusive estão servindo para mim, e tem se mostradas muito úteis. Navegando pela net me deparei com o site Zen Habbits, que publica de dicas diversas e um conteúdo muito interessante. E um dos artigos que li era sobre as dívidas. E lá eles fizeram uma compilação de como eliminar suas dívidas e cuidar de sua saúde financeira.

A lista deles têm alguns itens conceitualmente muito repetidos, alguns adequados só aos hábitos americanos e outros impraticáveis (até mesmo por eles, hehehehe). Mas alguns são úteis e eu achei por bem citá-los e acrescentar algumas de minhas próprias dicas (que estão funcionando), fazendo esta minha modesta versão a seguir e que chamaremos das .

01- Não comece novas dívidas, isto é fundamental. Prefira sempre usar dinheiro para suas compras e não faça compras a prazo.

02- Tenha em mente que você deve gastar menos do que ganha.

03- Seja como as formigas; quando as dívidas encerrarem, separe 60% para reservas e aproveite os outros 40%.

04- Mantenha todas suas dívidas anotadas, assim você vai saber quanto você deve no total. Coloque-as em juntas em um planilha, separadas por pagamentos mensais, taxa de juros, e campos de totais mensais e gerais de todos estes balanços. Atualize mensalmente a medida que for pagando suas dívidas e observe as dividas diminuírem. Além de permitir o controle, a visualizar o progresso motiva a disciplina.

05- Tenha apenas um cartão de crédito e este deve ter um limite baixo (para evitar as tentações antes de ter uma saúde financeira realmente saudável).

06- Crie um fundo de emergência. Preferencialmente uma Conta Poupança para evitar pagar taxas. Se você receber algum dinheiro extra (restituição do IRPF, etc) use-o para reserva de emergência.

07- Corte mesmo os seus cartões de crédito. Sério!

08- Não gaste tudo pagando as dívidas, você precisa deixar o suficiente para pagar suas despesas normais, pois se você não comer e estiver com uma saúde no mínimo aceitável, como você vai ganhar mais dinheiro para acertar sua vida financeira?

09- Evite comer fora. Cozinhe sua própria comida, evite lugares onde a maior parte do preço esta na sofisticação e não no que vem no prato. Também não é pra ser radical. Deixe para comer fora em uma ocasião verdadeiramente especial (Ex. dia dos pais, das mães, ou aniversário de casamento).

10- Fuja das falsas economias. Você realmente precisa daquele bronzeador que vem de graça com a escova de dentes?

11- Busque diversões gratuitas como: visitas a amigos, parques, museus, exposições ou atividades com a família. Além de economizar vai melhorar sua qualidade de vida.

12- Não conte com o fundo de emergência para pagar suas dívidas. Ele não é para isso. Não toque no fundo de emergência!

13- Pegue um caderninho ou uma agenda e marque nele todas as despesas FIXAS que você tem por mês durante o ano. Avalie também as despesas que devem aparecer no futuro (renovações de serviços anuais, por exemplo, são fáceis de esquecer) e se planeje para elas, assim quando elas vierem você já sabe o que fazer.

14- Faça seu orçamento, conhecendo o destino de seu dinheiro, e dê uma margem de segurança.

15- Pague o mínimo em cada dívida e ataque as menores com todo dinheiro extra que conseguir. Assim que eliminar completamente uma divida, faça o mesmo com a próxima. Você vai começar a se sentir, poderoso, dono da situação!

16- Identifique suas tendências de gastos e determine limites para cada uma (só para as essenciais, caso contrário, corte a tendência supérfula).

17- Persista. Assuma o compromisso de acabar com suas dívidas e se elas não estiverem lentamente diminuindo reveja seu comprometimento. Mudança é difícil e você precisa livrar-se dos hábitos que te levaram a ter dívidas. Qualquer um é capaz, incluindo você: pare de gastar agora!

18- Observe suas reais necessidades e não tente racionalizar e inventar desculpas para comprar a última novidade tecnológica ou mais uma peça de roupa ou sapato.

19- Descubra os métodos que funcionam com você e mantenha-os. Se algo não esta funcionando, procure outra forma.

20- Seja paciente. As dívidas não irão desaparecer de uma hora para outra, acompanhe seu progresso e não espere mudanças repentinas.

21- Faça uma economia realista. Coloque a maior parte do dinheiro para pagar as dívidas e ter um fundo de emergência mas deixe um pouco para gastar à vontade. Poucas pessoas conseguirão se manter sem vida social e lazer. Se você é uma delas, então experimente usar 40% do que ganha, guardar 50% do que ganha e usar à vontade 10% (depois de pagar as dívidas planejadas para o mês).

22- Elimine. Examine as coisas em sua vida que não são realmente necessárias e estão fazendo você acumular dividas. TV por assinatura, internet com mais velocidade que precisa, assinatura de revistas que você não lê. Se você acha difícil se livrar destas coisas, some os valores gastos e veja o quanto economizará, mensal e anualmente, você vai ficar surpreso!

23- Pare de pegar empréstimos. Isso inclui: cartões de crédito, financiamento de carro novo, etc. Se você não pode comprar em dinheiro agora, você não pode comprar!

24- Separe suas despesas em categorias. Anote-as e observe quais áreas você tem problemas com gastos e focalize sua meta nelas.

25- Sempre saiba exatamente quanto dinheiro você tem (na carteira e no banco).

26- Faça um plano, qualquer planejamento financeiro é melhor que nenhum.

27- Tenha visão a longo prazo, tenha em mente onde você estará em cinco, dez ou trinta anos a frente.

28- Desligue a tv, jogue fora malas diretas, folhetos de propaganda e e-mails de propagandas. Faça isto para não ficar tentado a comprar coisas que você realmente não precisa.

29- Recebeu um aumento? Faça de conta que não aconteceu. Coloque todo este dinheiro para pagar as dívidas.

30- Mude a forma de pensar o dinheiro. Calcule quanto dinheiro você faz em uma hora de trabalho e então aplique o fator tempo em suas compras. Veja quanto tempo você terá que passar trabalhando para pagar aquele gadget novo e veja se vale a pena este esforço. Provavelmente não.

31- Pague primeiro as dívidas com juros mais altos.

32- Fique atento às alternativas. Você realmente precisa daquela marca? O modelo mais novo (e mais caro) realmente é o que você precisa?

33- Ganhe dinheiro extra. Aproveite alternativas que gerem retorno extra e aplique-as para saldar as dívidas.

34- Coloque um cartão na sua carteira com a frase: “VOCÊ REALMENTE PRECISA DISSO?”

35 – Evite a todo o custo ser INVEJOSO ou ter os OLHOS MAIOR QUE A BARRIGA. Não é porquê seu vizinho comprou um carro novo que você será obrigado a comprar um também só “para não ficar para trás”. Deixe essa competição idiota de lado. Se concentre em pagar o que deve e fazer crescer o seu dinheiro. Muitas vezes o seu vizinho financiou o carro e está comendo pão com mortadela só para “manter as aparências”. Não caia na dele!

36- Imprima esta lista e releia freqüentemente. Marque os itens que precisa reforçar. Torne um hábito e não desista!

Se você gostou dessas dicas, indique essa matéria para seus amigos. Muito obrigado por visitar meu Blog!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Então faça como eles e siga Este Blog Agora!