Translate me

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

quarta-feira, 30 de junho de 2010

SAÚDE: É possível treinar sua mente para ela ficar viciada em atividades físicas!

Pois é, amigos e colegas. Muitas pessoas (assim como eu) não tem a menor intenção em sequer passar defronte a uma academia ou praça de esportes. Mas uma coisa é certa: Atividade física é sim muito benéfica para  nosso corpo, aumentando o tempo de vida útil, com qualidade e satisfação.

Eu sempre tive verdadeiro pavor de fazer esforços físicos (o mesmo sentimento não tenho para com minha mente, que vive ocupada). Porém, conforme a idade vem chegando, você começa a notar que até algumas semanas atrás você não sentia dores quando fazia tal movimento, ou que sua respiração era melhor quando você subia 2 lances de escadas, etcetera…

Então, depois de muita insistencia de minha amada esposa (que, diga-se de passagem  é professora de educação física, hehehe) frequentamos juntos uma academia já há quase um ano.

Tenho que admitir que, embora ainda não gostando de fazer os exercícios, sinto falta do dia que não posso ir na academia. O corpo acostuma. Venho sentindo umaimage melhora acentuada a cada dia que passa. Sabe, sempre fui do tipo “nerd”, mas agora, tenho sentido até prazer em ver que o meu braço está ficando bonito e definido! Minha respiração melhorou, minhas dores lombares acabaram, enfim, admito, mesmo não gostando, que os exercícios tem sido muito bons para minha qualidade de vida.

Então, chega de lero-lero e saiba que é possível treinar sua mente para ela ficar viciada em atividades físicas. Confira algumas dicas que você pode adotar para ficar muito mais animado – e sem desculpas para postergar a malhação.

Trace objetivos
Independentemente do que lhe faz encarar algumas horas de malhação, o importante é que você estipule para si mesmo metas fáceis de serem cumpridas. Pode ser uma quantidade de quilos a ser perdida, um tempo menor para correr os mesmos 5 quilômetros ou até espantar o estresse e o desânimo. “Crie recompensas para si mesmo”, aconselha o neurologista David Rock. “A melhor forma de motivar a mente é dando-lhe uma ótima recompensa no final”.

Distraia sua mente
Converse, ouça música e faça coisas que tirem o foco do seu cérebro nas atividades físicas. Como sua mente não vê benefícios concretos nos exercícios, o melhor é distrair-se fazendo coisas que dão prazer a ela. Baixe músicas ou ouça notícias e podcasts de temas e assuntos que lhe interessam enquanto se exercita. Bater um bom papo com um amigo também faz com que você nem perceba que está malhando – e faz as horas passarem muito mais rápido.

Tudo pelo social
Junte-se a uma equipe, inscreva-se na ioga com um amigo ou contrate um personal trainer para acompanhar seus treinos frequentemente. Quando criamos relações sociais em torno dos exercícios, fica muito mais fácil nos animarmos a praticá-los. “As próprias conexões sociais são uma ótima recompensa para nosso cérebro”, garante Rock. “Saber que alguém conta com você para a atividade física é uma boa forma de se motivar e não desistir na hora de ir malhar.”

Seja assíduo
É importante lembrar-se dos benefícios que a atividade física vai trazer para sua qualidade de vida a longo prazo. No começo, é preciso se esforçar para criar o hábito de malhar. “Não vale se exercitar em um dia e depois ficar dois sem fazer nada”, explica o fisiologista Miguel de Arruda. “O corpo precisa de um efeito adaptativo que só é conquistado com a prática.” Entre 30% e 40% das pessoas que começam a se exercitar largam a malhação nos primeiros meses.

Faça algo prazeroso
Se você odeia pedalar, não adianta nada se obrigar a fazer isso. É preciso sentir-se bem com o exercício. “Se forçarmos alguém que não gosta a correr todos os dias, o resultado será uma resposta crônica ao estresse catastrófica para a saúde do corpo e da mente”, explica a neurocientista Suzana Herculano-Houzel. “Para aumentar suas chances de se exercitar de fato, procure atividades físicas que dão prazer: pode ser dança de salão, capoeira, ioga ou futebol.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Então faça como eles e siga Este Blog Agora!