Graças a uma descoberta milagrosa dos cientistas Mingce Long e Deyong Wu, as máquinas de lavar roupas (pelo menos do modo como as conhecemos) podem estar com os dias contados. Os tecidos que se “auto-limpam” e “auto-desodorizam” quando expostos à luz solar já são uma realidade.
Estes dois intrépidos cientistas encontraram uma maneira de - ao mesmo tempo - poupar água e eletricidade, o que vem bem a calhar, visto que numa época em que a consciência ambiental e a poupança de energia e recursos naturais é cada vez mais importante.
Este efeito de “auto-limpeza” é conseguido graças a uma ação já conhecida de certos compostos de Dióxido de Titânio, que pode ser encontrado em coisas como tintas, protetores solares ou ainda corante alimentar. Esta substância quando exposta a determinados tipos de luz, é capaz de matar bactérias e até mesmo decompor partículas de poeira, sendo já usada para esse fim em diversos artigos auto-limpantes como janelas, mosaicos de cozinha e casa-de-banho, e até peúgas (meias) anti-odor.
Embora já existam tecidos “auto-laváveis”, seu uso é comercial é limitado devido ao alto custo para que o efeito de limpeza seja alcançado, pois que - até agora à pouco - a única forma de ativar este efeito é expor o tecido a doses elevadas de raios ultra-violeta. E se fosse possível reduzir a “dose” para algo mais “normal”?! Algo como as gamas UVA e UVB que chegam à Terra vindas do sol, por exemplo.
Foi isso mesmo que estes dois cientistas conseguiram fazer. O tecido é impregnado com nano-partículas de um composto de dióxido de titânio e nitrogénio, que quando exposto a luz solar consegue eliminar “sozinho” uma nódoa de tinta laranja, e este efeito ainda é mais pronunciado quando se juntam outras nano-partículas de Prata e Iodo. A melhor parte é que este revestimento de nano partículas é resistente à lavagem e secagem normais!
Mas também há notícias de que outros cientistas estão desenvolvendo muitos avanços no tocante a tecidos e vestuário. Uma simples pesquisa na internet e você irá encontrar assuntos como: roupas com repelente de insetos, roupas que se consertam sozinhas, roupas com tecidos condutores de eletricidade e outras. Tudo muito interessante e mais para frente escreverei uma matéria sobre estes outros tipos citados.
Mas hoje, o esforço e dedicação destes dois senhores deve ser reconhecido, pois facilitará muito a vida de muitas donas de casa que deixarão de passar por um dos flagelos do serviço de casa: lavar as roupas. Faço votos para que tecidos com esta capacidade cheguem rápida e expeditamente às lojas e a preços populares.
Agora só falta mesmo cair a moda de que usar roupa sempre passada é o normal, hehehehe. Amassadinho dá muuuuuito menos trabalho, né?
LEIA ISSO! Sua revista diária de variedades. Aqui você acha informações sobre tecnologia, humor, saúde e muitos outros assuntos.
Siga o nosso Blog. Você receberá as últimas novidades DE GRAÇA, diretamente no seu e-mail.
Nenhum comentário:
Postar um comentário