Translate me

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

sábado, 23 de junho de 2012

Máquinas de Lavar Roupas Estão com os Dias Contados!

Graças a uma descoberta milagrosa dos cientistas Mingce Long e Deyong Wu, as máquinas de lavar roupas (pelo menos do modo como as conhecemos) podem estar com os dias contados. Os tecidos que se “auto-limpam” e “auto-desodorizam” quando expostos à luz solar já são uma realidade.

Roupa

Estes dois intrépidos cientistas encontraram uma maneira de - ao mesmo tempo - poupar água e eletricidade, o que vem bem a calhar, visto que numa época em que a consciência ambiental e a poupança de energia e recursos naturais é cada vez mais importante.

Este efeito de “auto-limpeza” é conseguido graças a uma ação já conhecida de certos compostos de Dióxido de Titânio, que pode ser encontrado em coisas como tintas, protetores solares ou ainda corante alimentar. Esta substância quando exposta a determinados tipos de luz, é capaz de matar bactérias e até mesmo decompor partículas de poeira, sendo já usada para esse fim em diversos artigos auto-limpantes como janelas, mosaicos de cozinha e casa-de-banho, e até peúgas (meias) anti-odor.

Embora já existam tecidos “auto-laváveis”, seu uso é comercial é limitado devido ao alto custo para  que o efeito de limpeza seja alcançado, pois que - até agora à pouco - a única forma de ativar este efeito é expor o tecido a doses elevadas de raios ultra-violeta. E se fosse possível reduzir a “dose” para algo mais “normal”?! Algo como as gamas UVA e UVB que chegam à Terra vindas do sol, por exemplo.

Foi isso mesmo que estes dois cientistas conseguiram fazer. O tecido é impregnado com nano-partículas de um composto de dióxido de titânio e nitrogénio, que quando exposto a luz solar consegue eliminar “sozinho” uma nódoa de tinta laranja, e este efeito ainda é mais pronunciado quando se juntam outras nano-partículas de Prata e Iodo. A melhor parte é que este revestimento de nano partículas é resistente à lavagem e secagem normais!

Mas também há notícias de que outros cientistas estão desenvolvendo muitos avanços no tocante a tecidos e vestuário. Uma simples pesquisa na internet e você irá encontrar assuntos como: roupas com repelente de insetos, roupas  que se consertam sozinhas, roupas com tecidos condutores de eletricidade e outras. Tudo muito interessante e mais para frente escreverei uma matéria sobre estes outros tipos citados.  

Mas hoje, o esforço e dedicação destes dois senhores deve ser reconhecido, pois facilitará muito a vida de muitas donas de casa que deixarão de passar por um dos flagelos do serviço de casa: lavar as roupas.  Faço votos para que tecidos com esta capacidade cheguem rápida e expeditamente às lojas e a preços populares. 

Agora só falta mesmo cair a moda de que usar roupa sempre passada é o normal, hehehehe. Amassadinho dá muuuuuito menos trabalho, né?

 


Leiaisso120x601-2x

LEIA ISSO! Sua revista diária de variedades. Aqui você acha informações sobre tecnologia, humor, saúde e muitos outros assuntos.

Siga o nosso Blog. Você receberá as últimas novidades DE GRAÇA, diretamente no seu e-mail.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Então faça como eles e siga Este Blog Agora!