Translate me

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Robô japonês promete garantir 'super força' para idosos

Robô japonês funciona como esqueleto de apoio para idosos

Robô japonês funciona como esqueleto de apoio para idosos (AFP)

Um grupo de pesquisadores da Universidade de Tóquio, no Japão, que desenvolveu um robô capaz aumentar a força das pernas e braços de pessoas de mais idade, que geralmente têm dificuldade em se locomover ou levantar objetos. Esta tecnologia promete facilitar a vida dos idosos.  

O robô japonês possui oito motores elétricos e sensores capazes de detectar movimentos e responder a comandos por meio da função de reconhecimento de voz. O equipamento, produzido em metal e plástico, funciona como uma espécie de esqueleto de apoio.  Desenvolvido por uma equipe de 15 especialistas e liderado pelo professor Shigeki Toyama , o projeto demorou 15 anos para ficar pronto. No final de 2009, o primeiro protótipo futurista foi produzido.

Gohei Yamamoto, um dos estudantes que fazem parte do grupo de pesquisa, explica: "Caso um agricultor idoso necessite se inclinar para pegar um rabanete, o robô permitirá que suas costas fiquem firmemente apoiadas em uma estrutura específica. Um comando de voz acionará o sistema automaticamente e as hastes passarão a apoiar as pernas, de modo que o idoso seja capaz de exercer uma função sem qualquer esforço", ressaltou.

Segundo os inventores, o robô pode diminuir em até 62% os esforços físicos realizados por uma pessoa.

Oriente - O aparelho pode ser muito útil no Japão, onde a taxa de natalidade é baixa e o número de pessoas idosas tende a crescer nos próximos anos. Atualmente algumas unidades do robô já estão sendo utilizadas em hospitais e casas de repousos, onde auxiliam médicos e enfermeiras em processos de reabilitação de pacientes.

O Power Assist Suit, como foi batizado, custa quase 20.000 reais, entretanto a expectativa do mercado é que o valor da máquina seja reduzido nos próximos anos. Ainda não existem planos de lançar o robô no ocidente. 


Leiaisso120x601-2x

LEIA ISSO! Sua revista diária de variedades. Aqui você acha informações sobre tecnologia, humor, saúde e muitos outros assuntos.

Siga o nosso Blog. Você receberá as últimas novidades DE GRAÇA, diretamente no seu e-mail.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Então faça como eles e siga Este Blog Agora!