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quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Mais de 300 Mil Famílias Paulistanas Já Foram Vítimas de Crime Eletrônico

por Fernanda de Moraes Bonadia

Enquanto 9,72% dos homens dizem ter sido vítima; 7,28% das mulheres afirmam o mesmo, diz pesquisa

Mais de 300 mil famílias residentes na cidade de São Paulo possuem, pelo menos, um integrante que foi vítima de crimes realizados na internet.

O dado faz parte de uma pesquisa realizada pela Fecomercio-SP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo).

Outro resultado do levantamento demonstra que os homens são mais suscetíveis a essas práticas do que as mulheres: 9,72% dos paulistanos dizem já ter sido vítimas de um crime eletrônico, ao passo que 7,28% delas afirmam o mesmo.

Crimes virtuais


Dentre os ataques virtuais mais citados pelos entrevistados, estão:

  • Desvio de dinheiro da conta bancária - 24,71%
  • Clonagem de páginas pessoais - 15,29%
  • Não entrega de produtos comprados - 15,29%
  • Compras indevidas creditadas em cartão de crédito - 14,12%
  • Uso indevido de dados pessoais - 12,94%
  • Clonagem de cartão - 7,06%
  • Compras em lojas que não existem - 2,35%

Após ser vítima de um crime na web, 29,41% dos paulistanos não voltam a comprar na internet. Esse número é 5,01 pontos mais baixo do que o registrado em 2010, o que demonstra que os paulistanos estão aprendendo com os erros e procurando se proteger em vez de simplesmente abandonar o e-commerce.

Apesar disso, o total de consumidores que utiliza algum software de proteção para o aparelho eletrônico usado para as compras - como um antivírus - recuou de 79,45% para 76,85% em um ano.

Após ser uma vítima...


Quando os paulistanos são vítimas de algum dos crimes virtuais listados abaixo, o que eles fazem para solucionar o problema? De acordo com o estudo, o BO (Boletim de Ocorrência) é feito por 37,65% deles.

Com relação à clonagem de páginas pessoais, em 20% dos casos a solução encontrada foi cancelar a conta no site. Já os cartões de crédito ou débito são cancelados em 15,29% das ocorrências.

Os bancos, por sua vez, fizeram reembolso para os clientes em 9,41% das vezes e a operação foi cancelada com a operadora do cartão de crédito em 4,71% das ocorrências.

Sobre o estudo


A Pesquisa sobre Hábitos dos Paulistanos na Internet foi realizada em maio de 2011, com 1 mil entrevistados residentes na cidade de São Paulo. O objetivo era identificar os hábitos de consumo pela internet e questões relacionadas aos crimes eletrônicos.

Fonte: InfoMoney - 10/10/2011


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