Translate me

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

MISTURA ESPUMANTE

Também conhecido por “Máquina de Espuma”

 

Está aqui uma experiência muito legal e divertida para você fazer com seus filhos.

Você vai precisar de:

  • Água
  • 2 tubos de ensaio ou copo de formato similar
  • Sabão em pó
  • Colher de chá
  • Vinagre
  • 2 mexedores científicos (na falta desses, serve canudinhos de refrigerante ou palitinho chinês)
  • Bicarbonato de sódio
  • Óculos de proteção

Faça uma bagunça com essa máquina de espuma feita de vinagre, 
bicarbonato de sódio e sabão em pó

Seus filhos vão adorar quando você disser que vão brincar de “Cientistas Malucos”! Vai ser uma festa só. Pronto para a bagunça? 

Segurança primeiro

  • Seus filhos devem usar óculos de proteção nesta atividade. Os óculos são só para evitar que a mistura - (que é efervescente mas não gera calor) – atinja os olhos,  pois senão irão arder. Nesse caso, basta lavar com água corrente. É como tirar sabão dos olhos quando lavamos a cabeça!
  • Faça essa atividade em uma área coberta ou na pia.


RECEITINHA:

Passo 1:  Peça a seus filhos para colocar o óculos protetor e depois para colocar meia colher de chá de sabão em pó dentro do tubo de ensaio A  e encher um terço do tubo com vinagre. Mexer gentilmente.


Passo 2:
Peça a seus filhos para colocar 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio no segundo tubo de ensaio B e completar até 1/3 com água. Mexer gentilmente com o segundo misturador.

Passo 3: Em seguida, peça-lhes que coloquem o conteúdo do tubo B no tubo A e observem o que acontece. Eles vão ver a espuma sair para todos os lados.

A EXPLICAÇÃO:

O vinagre é um ácido e o bicarbonato de sódio é um alcalino produziram uma reação química: dióxido de carbono. O Dióxido de carbono é um gás, e, combinado com o sabão em pó, o dióxido produz a espuma que se esparrama para fora do tubo de ensaio.

É legal saber...
1) O bicarbonato de sódio é uma substância química que ocorre em todos os seres viventes. Ele ajuda a manter o pH do organismo em equilíbrio. A escala de pH nos diz se uma solução é ácida ou alcalina. Um pH 1 é muito ácido e um pH 6 é levemente ácido. Um pH de 7 é neutro; água destilada tem pH 7. Um pH 8 é levemente alcalino e um 14 é muito alcalino.

2) O Dióxido de carbono ajuda a apagar fogo, pois é um gás que “não queima”. Então, em breve vou ensinar como fazer um Extintor de Incêndio a base de Vinagre e Bicarbonato de Sódio.

Curtiu? Então indique!

Fonte: Blog ENSINO FAZER.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Então faça como eles e siga Este Blog Agora!