Olha só que reportagem legal eu achei em uma de minhas “navegadas”. Apesar de ser de Julho de 2010, ainda está bem recente e vale pela curiosidade e pela beleza (no sentido tecnológico) que a robótica está alcançando. Não deixe de assistir ao vídeo, é muito legal. Veja a gama de movimentos que esse “brinquedinho” consegue realizar! Aproveite a matéria! Clóvis Charlanti.
Por Gisele Ribeiro/2010
Nesta semana, cerca de 1.500 presos filipinos voltaram às manchetes mundiais ao dançar novamente a coreografia “Thriller” imortalizada por Michael Jackson nos anos 1980. Mas o sucesso da homenagem ao rei do pop foi ofuscado por outra coreografia, exibida a cerca de 1.600 km de distância dali. Um grupo de 20 robozinhos dançava, em perfeita sincronia, o Bolero de Ravel. Os robôs participavam da Shangai World Expo 2010, na China, e iam para Singapura para participar do mundial de futebol de robôs (quem sabe os pequenos têm mais sorte que a seleção francesa e voltem para casa com a taça).
Criados pela empresa francesa Aldebaran Robotics, os pequenos NAO pesam cerca de 4 kg, têm 58 cm de altura e uma liberdade de movimentos nos braços, pernas, quadris e pescoço jamais vista em robôs humanoides. A coreografia do Bolero, que você pode ver no vídeo abaixo, mostra bem isso. Os robôs NAO têm 25 graus de liberdade – um grau de liberdade é o movimento feito por uma única junta -, por isso, eles são capazes de executar uma ampla variedade de movimentos, como andar, sentar, ficar de pé, dançar, evitar obstáculos, chutar, medir objetos, deitar, agachar…
Mas não é apenas a liberdade de movimentos que impressiona no robozinho francês. Ele vem equipado com um computador embutido (processador x86 AMD Geocode de 500MHz e 2 GB de memória flash), conexão WiFi, vários sensores (táteis, inercial, de sonar, de sensibilidade de força), câmeras na altura dos olhos, sistema de reconhecimento de voz, microfones e alto-falantes. O sistema de reconhecimento de voz permite que o robô localize de onde o som vem e reaja a ele: ou virando a cabeça em direção à fonte sonora, ou abaixando-se, ou tapando os ouvidos. O sistema de visão permite capturar imagens e enviar fotos, vídeos pela Internet, reconhecer objetos coloridos, detectar e reconhecer faces. Podem comunicar-se uns com os outros por voz, com um PC ou com a Web.
Só que tanta destreza tem seu preço. Os pequeninos custam 10.000 euros cada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário